CEDOC

>> quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Responsável pela preservação, disseminação e divulgação do acervo documental coletado e produzido por Gilberto Freyre no decurso das suas atividades de escritor e estudioso da realidade do homem situado em áreas tropicais.

São milhares de páginas que registram, por exemplo, os esboços e as revisões de Casa-grande & Senzala e Sobrados e Mucambos, anotações pessoais que foram matéria-prima para a produção de obras como Tempo morto e outros tempos e Aventura e Rotina. Registros iconográficos, anotações de pesquisas, manuscritos de famílias, álbuns de anúncios de jornais, que ilustram os mais variados aspectos da sociedade brasileira nos séculos XIX e XX. Do acervo de correspondências, formado por cartas, bilhetes e telegramas, de amigos e intelectuais brasileiros e estrangeiros, à biblioteca pessoal, formada por 40.000 volumes.

O acesso a totalidade desse acervo permite reconstituir o universo de estudo em que se formou uma das maiores interpretações da cultura brasileira.

A partir das experiências adquiridas no desenvolvimento dos projetos voltados para a gestão do seu acervo, o Centro de Documentação passou a desenvolver e executar também projetos voltados para a preservação do patrimônio documental de instiuições parceiras, mediante a realização de protocolos e convênios de cooperação técnico-científica.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Autumn Leaves by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP